Mostra Ecofalante de Cinema realiza segunda edição no Pará com mais de 40 filmes e debates com entrada gratuita
Festival acontece de 20 de agosto a 3 de setembro em Belém com programação gratuita
A Mostra Ecofalante de Cinema acontece em Belém entre os dias 20 de agosto e 3 de setembro, exibindo 45 filmes nacionais e internacionais no Cine Líbero Luxardo e no Sesc Ver-o-Peso. Reconhecido como o maior festival de cinema socioambiental da América Latina, o evento terá entrada gratuita em todas as sessões e debates.
Com quase 60% da programação dirigida por mulheres, a edição de 2025 destaca vozes femininas e amazônicas, além de prestar homenagem ao cineasta Hermano Penna, com exibições de clássicos como Fronteira das Almas e Sargento Getúlio.
Homenagem a Hermano Penna
A Mostra celebra a trajetória do cineasta Hermano Penna, cuja obra é marcada por temas sociais e regionais do Norte e Nordeste do Brasil. Serão exibidos:
- “Fronteira das Almas” (1987) – premiado no Rio Cine Festival, retrata os desafios da luta agrária no interior de Rondônia.
- “Sargento Getúlio” (1980) – adaptação do livro de João Ubaldo Ribeiro, estrelada por Lima Duarte, vencedora em Locarno, Gramado e Havana.
Abertura e destaques da edição
A sessão de abertura será no dia 20 de agosto, às 19h, no Cine Líbero Luxardo, com o filme “Não Haverá Mais História Sem Nós”, da paraense Priscilla Brasil, que denuncia a exploração histórica da Amazônia.
Outro destaque é “Pau D’Arco”, documentário da diretora Ana Aranha sobre a chacina de dez trabalhadores rurais no Pará, exibido no dia 23 de agosto seguido de debate com a presença da diretora e do advogado José Vargas Júnior.
O festival também exibirá “São Palco – Cidade Afropolitana”, vencedor do Prêmio do Público da Mostra Ecofalante 2025, e encerrará a programação com “Quem é Essa Mulher?”, de Mariana Jaspe, no dia 3 de setembro, no Sesc Ver-o-Peso.
Olhar feminino e amazônico
Entre os filmes dirigidos por mulheres, destaque para:
- “Mundurukuyü – A Floresta das Mulheres Peixe” (Aldira Akay, Beka Munduruku e Rilcélia Akay) – selecionado no festival canadense Hot Docs, retrata a cosmologia Munduruku.
- “Nosso Modo de Lutar” – curta de Francy Baniwa, Kerexu Martim e Vanuzia Pataxó sobre a resistência indígena no Acampamento Terra Livre.
- “Neve Negra” (Alina Simone) – sobre uma ativista russa que enfrenta repressão estatal.
- “Democracia Noir” (Connie Field) – vencedor em Boston, expõe a erosão democrática na Hungria.
Cinema e COP30: debates climáticos em tela
A Mostra dialoga com os temas que estarão no centro da COP30, em Belém, abordando mudanças climáticas, justiça social, sustentabilidade e desinformação.
- “O Efeito Casa Branca” investiga as origens políticas da crise climática.
- “Feitos de Plástico” revela os riscos dos microplásticos para a saúde humana.
- “Nossa Terra, Nossa Liberdade” acompanha a luta por terras ancestrais no Quênia.
Além das exibições, o evento promove três debates principais:
- 21/08, 19h30 – Poluição por plásticos e microplásticos (Feitos de Plástico).
- 23/08, 19h – Questões fundiárias e direitos humanos na Amazônia (Pau D’Arco).
- 28/08, 18h30 – Aquecimento global e mudanças climáticas (A Campanha Contra o Clima).
Sessões especiais e programação infantil
A diversidade da Mostra inclui produções premiadas como Topo, Lista de Desejos para Superagüi, Intervenção, Memória Implacável e O Rancho da Goiabada.
Para o público infantil, a Sessão Curtas FIFE, em parceria com o Festival Internacional de Cinema de Educação da França, exibirá sete filmes de diferentes países no dia 31 de agosto, às 10h.
Educação e democratização do acesso
A programação também envolve escolas públicas, universidades e as Usinas da Paz, garantindo que alunos do ensino fundamental ao superior tenham acesso às obras via Ecofalante Play, plataforma educacional gratuita.
Programação completa
Cine Líbero Luxardo – 20 a 27 de agosto
- 20/08 (abertura, convidados) – 19h: Não Haverá Mais História Sem Nós
- 21/08 – 17h30: Tesouro Natterer | 19h30: Feitos de Plástico (debate)
- 22/08 – 18h: Fiscal da Felicidade | 20h: Nosso Modo de Lutar + Mundurukuyü
- 23/08 – 15h: Topo | 17h: Nossa Terra, Nossa Liberdade | 19h: Pau D’Arco (debate)
- 24/08 – 14h: São Palco – Cidade Afropolitana | 16h: Fronteira das Almas | 18h: Sargento Getúlio | 20h: Memória Implacável
- 25/08 – 18h: O Rancho da Goiabada | 20h: Desterrar
- 26/08 – 18h: Lista de Desejos para Superagüi | 20h: Neve Negra
- 27/08 – 18h: Intervenção | 20h: O Jogo da Mente
Sesc Ver-o-Peso – 28 de agosto a 3 de setembro
- 28/08 – 19h: A Campanha Contra o Clima (debate)
- 29/08 – 19h: Uma Nova Selva
- 30/08 – 15h: O Efeito Casa Branca | 19h: O Pastor e o Urso
- 31/08 – 10h: Sessão FIFE (curtas infantis)
- 02/09 – 19h: Democracia Noir
- 03/09 – 17h: Quem É Essa Mulher? (encerramento)
A programação completa, com sinopses detalhadas, pode ser consultada em: ecofalante.org.br/programacao.