O que está acontecendo na Amazônia? 26 de janeiro de 2026

Instituto Dom Azcona e Irmã Henriqueta de Direitos Humanos anuncia nova diretoria após falecimento da fundadora e reforça continuidade das ações

Advogada Mary Cohen assume a presidência do IDAH, que passa por reorganização e reforça atuação na defesa de crianças, adolescentes e mulheres, especialmente no Marajó

O Instituto Dom Azcona e Irmã Henriqueta de Direitos Humanos (IDAH) divulgou a nova composição da diretoria da entidade e oficializou a atualização do nome institucional após o falecimento da irmã Henriqueta Cavalcante. A religiosa, que presidia o instituto, faleceu no dia 10 de janeiro, em decorrência de um acidente de carro na Paraíba.

Com o falecimento, a então vice-presidente, a advogada Mary Cohen, assumiu automaticamente a presidência. A mudança foi confirmada em assembleia geral realizada no dia 16 de janeiro, que também definiu o advogado Rodrigo Leite como novo vice-presidente da organização.

Reorganização e continuidade do legado

A advogada Mary Cohen, assumiu a presidência do Instituto Dom Azcona e Irmã Henriqueta de Direitos Humanos (IDAH), após o falecimento da fundadora.

Segundo a nova gestão, o instituto passa por um processo de reorganização interna para assegurar a continuidade do trabalho iniciado por seus fundadores, Dom José Luiz Azcona e irmã Henriqueta Cavalcante. A proposta é manter o histórico de atuação voltado à defesa dos direitos humanos e ao enfrentamento de violências que atingem populações em situação de vulnerabilidade.

O IDAH tem atuação consolidada no arquipélago do Marajó, região que apresenta baixos indicadores sociais e enfrenta desafios históricos relacionados à proteção de crianças, adolescentes e mulheres. A nova presidente afirma que, além de manter o trabalho já desenvolvido, a instituição pretende ampliar sua presença para outros municípios do Pará e também fortalecer articulações fora do estado.

Combate à violência segue como prioridade

Enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de pessoas

A nova direção reforçou que o foco principal do instituto permanece no combate à violência contra crianças, adolescentes e mulheres. Entre as frentes prioritárias estão o enfrentamento da exploração sexual e o combate ao tráfico de pessoas, problema que ainda preocupa organizações sociais na região amazônica.

De acordo com a presidência do IDAH, a atuação envolve não apenas denúncias e acompanhamento de casos, mas também articulação com redes de proteção e instituições públicas.

Parcerias e proteção à infância

O instituto informou ainda que vai manter e fortalecer parcerias com entidades que atuam contra o trabalho infantil e outras formas de violação de direitos da infância. A estratégia é integrar ações de prevenção, apoio às vítimas e incidência política para garantir políticas públicas mais efetivas.


Já segue o Amazônia no Ar no Instagram? Clique aqui

  • Compartilhar em:

Veja também