Prefeitura afirma que projeto da Rômulo Maiorana preserva arborização; moradores contestam mudanças
A Prefeitura de Belém se manifestou sobre os questionamentos envolvendo a reurbanização da avenida Rômulo Maiorana (antiga 25 de Setembro) e afirmou que o projeto em execução não prevê a supressão das áreas arborizadas existentes no canteiro central da via. A resposta foi encaminhada ao jornal Amazônia no Ar após cobranças de moradores sobre a […]
A Prefeitura de Belém se manifestou sobre os questionamentos envolvendo a reurbanização da avenida Rômulo Maiorana (antiga 25 de Setembro) e afirmou que o projeto em execução não prevê a supressão das áreas arborizadas existentes no canteiro central da via. A resposta foi encaminhada ao jornal Amazônia no Ar após cobranças de moradores sobre a implantação de estacionamentos em áreas que, inicialmente, seriam destinadas a equipamentos de esporte e lazer.
A discussão ganhou repercussão após a confirmação de que parte dos espaços concretados ao longo do canteiro central será utilizada para estacionamento. Além da mudança no projeto original, moradores também demonstraram preocupação com a retirada de árvores durante a execução das obras.
Em nota, a Prefeitura informou que as alterações realizadas no projeto decorreram de um processo de adequação técnica e garantiu que a proposta mantém o compromisso com a preservação ambiental.
“A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), esclarece que as adequações realizadas no projeto de reurbanização da Avenida Rômulo Maiorana resultam de um processo de compatibilização técnica, considerando aspectos urbanísticos, ambientais, de mobilidade, acessibilidade e funcionalidade do espaço público.
As mudanças preservam a arborização existente e qualificam o uso do canteiro central da avenida, com a implantação de novos equipamentos de esporte e lazer, áreas de convivência, estruturas de apoio à população e reorganização dos espaços destinados ao estacionamento.
A nova Rômulo Maiorana também incorpora soluções voltadas à drenagem sustentável, acessibilidade e ordenamento urbano. É mais segurança, conforto e funcionalidade aos moradores do entorno, também fortalece o caráter multifuncional da avenida como importante corredor de mobilidade, lazer, esporte e convivência da capital.
Todas as alterações foram realizadas com base em critérios técnicos e visam assegurar a entrega de uma obra mais moderna, sustentável e adequada às necessidades da população de Belém.“
Árvores catalogadas e compensação ambiental
Em uma segunda manifestação enviada à reportagem, a gestão municipal detalhou que os estacionamentos serão implantados em áreas consideradas subutilizadas e reiterou que a intervenção não prevê a retirada da arborização consolidada da avenida.
Segundo a prefeitura, as árvores existentes estão sendo catalogadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que realiza a identificação das espécies e o levantamento de informações sobre idade e condições fitossanitárias dos exemplares.
“A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seinfra), informa que parte das áreas atualmente subutilizadas do canteiro central da Avenida Rômulo Maiorana será requalificada para a implantação de vagas de estacionamento integradas ao parque urbano. A medida tem como objetivo ordenar o uso do espaço público, disciplinar o estacionamento atualmente realizado de forma irregular e dispersa ao longo da avenida, melhorar a fluidez do tráfego e ampliar as condições de segurança para pedestres, ciclistas e motoristas.
Mas essa intervenção não prevê a supressão de áreas arborizadas. Desde a retomada das obras, a atual gestão estabeleceu como premissa a preservação integral das árvores existentes no canteiro central, incorporando-as ao novo desenho urbanístico. A proposta respeita a arborização consolidada da avenida e promove a integração entre mobilidade, paisagismo e qualificação ambiental.
Um diferencial do projeto da avenida Rômulo Maiorana é, justamente, a valorização do verde. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está havendo a catalogação das árvores. Todas elas trazem um número que identifica a espécie vegetal e idade.
A supressão vegetal foi orientada pela Secretaria obedecendo critérios técnicos. Algumas árvores que foram retiradas estavam danificadas e comprometidas, com risco de queda. Posteriormente, será feito um plano de compensação, para um novo plantio dessas árvores que foram retiradas.“
Debate continua entre moradores
A reurbanização da Rômulo Maiorana segue sendo alvo de debates entre moradores da região e integrantes da Comissão de Fiscalização de Obras (Cofis). Representantes da comunidade afirmam que não foram consultados sobre as alterações no projeto original e questionam a substituição de áreas destinadas ao lazer por vagas de estacionamento.
Enquanto a prefeitura sustenta que as mudanças atendem a critérios técnicos e preservam a arborização da avenida, moradores continuam cobrando maior transparência sobre as alterações realizadas e sobre o processo de participação popular que acompanhou a elaboração da obra. O espaço segue aberto para novas manifestações dos envolvidos.